CAPPUCCINO

Humor, Esporte, Informação e Novidades

Onde tudo começou

Postado por Luciana Regina 23 de dezembro de 2010

Por Luciana Regina




Começo esta coluna apresentando as modificações que a Escola Técnica de Guaianazes passou no período de três anos, de 2008 a 2010. Por que esta escola? A resposta é que foi neste local onde os colunistas deste blog se conheceram e que direta ou indiretamente fizeram parte para a melhoria da mesma.

O Ensino Médio foi introduzido à Etec de Guaianazes, pois todas as Etec’s deveriam possuir este curso. Não preparada a escola começou a oferecer este em fevereiro de 2008. Chegaram oitenta alunos, divididos em duas salas de aula. Faltava professores para algumas matérias , quadra, laboratórios, livros e faltava o essencial, motivação a estes alunos.

A primeira turma do Ensino Médio lutou muito para que esta se modificasse, alunos com o instinto de revolucionários, era o que precisava para dar um alavanque. Houve conversas com o diretor e este prometeu mudanças.

Sem o quadro completo de professores, passa a ter um, excelentes, de alto nível, dedicados em suas disciplinas para proporcionar a seus alunos boa aprendizagem, esta não só a que currículo exige, mas também uma de vida.

De uma escola sem nenhum espaço adequado para as aulas de educação física ( alunos precisavam se encaminhar à quadra comunitária, próxima do local) foi construido um espaço mais adequado para as atividades.

Empréstimos de livros? A biblioteca estava desatualizada. Passou a atender a todos os alunos, de todos os cursos, e não só isso, disponibilizou no local quatro computadores livres, para qualquer aluno utilizar.

E como a partir do segundo ano do ensino médio alunos podem passar a cursar de forma concominante o ensino técnico, boa parte destes optaram em se increver novamente no processo seletivo, muitos para o período da tarde, ficando na escola em período integral. O almoço era necessário, mas onde estes almoçariam? De princípio estes almoçavam no pequeno laboratório de nutrição, mas para que estes possuissem mais conforto, foi feito mais uma reforma na escola, agora de um refeitório, que passa a ter marmiteiro e mesas adequadas. Cantina passa a servir almoço. A demanda de alunos no local cresce, não cabe mais todos, foi ampliado espaços próximos a cantina e aos laboratórios de nutrição.

Experiências de laboratório eram improvisadas em sala de aula, sem adequação, recentemente passou a existir um de química, no espaço que os alunos de nutrição e dietética utilizavam.

Alunos e professores pioneiros nesta experiência, não ficaram calados, foi através de reivindicações e administração do diretor que a escola continua melhorando. Evoluir, isto pode-se perceber que esta cumpriu sua missão, está se superando cada vez mais para atender com maior recurso a população da região, que está a procurando cada vez mais.


Se liga nessa, se você é um futuro aluno desta escola só depende de você deixa-la cada vez melhor.



Os pioneiros


Turma A



Turma B


1 Responses to Onde tudo começou

  1. owww...cadê eu na foto???


    Fui excluído da sala :/

     

Postar um comentário

Seguidores

Twitter