CAPPUCCINO

Humor, Esporte, Informação e Novidades

Eventos de anime (?)

Postado por Dani Contieri ;) 23 de março de 2011


Por: Danielle Contieri

"Os eventos de anime, amigo, serão extintos."

Cada vez mais se ouve falar em anime Friends, anime Dreams, anime Party, Ressaca friends e qualquer outro tipo de evento ligado ao público denominado Otaku. Com a popularização de animes e mangás tal evento não só abriga aqueles que, de fato gostam da cultura japonesa e sim um público mais massificado devido a grande divulgação de tais “reuniões”.

O termo Otaku e em certa medida até a popularização de desenhos e histórias em quadrinhos japonesas no país se deu graças a primeira revista especializada de anime e mangá no Brasil – a “Animax“.Em tal revista este público passou a ser rotulado de Otaku( originalmente, em japonês um tratado respeitoso na segunda pessoa – “sua casa” ou “sua família) gerando, assim grande polêmica pois para alguns a distorção do termo foi algo totalmente pejorativo e sensacionalista, abrindo uma vala entre antigos e novos fãs que perdura até hoje.Com a exibição da série Dragon Ball pela tevê Brasileira junto com a revista lançada em 1996, consolidou-se, então a grande afeição por tais gêneros.

O gênero se tornou mais popular a cada dia, abraçado por empresas como Yamato surgiram os primeiros eventos de anime, estes que cresceram e contam com um público de até 120 mil pessoas, como o Anime Friends que teve sua primeira edição em Julho de 2003 e desde então se tornou o maior evento de anime da América Latina. Agora você deve estar se perguntando: Ok. Tudo parece mil maravilhas, porque diabos você disse que eles serão extintos? – Simples, caro leitor, com a grande popularidade do tema vem também à banalização. Os eventos estão cada vez mais sendo freqüentados por públicos extremamente distintos, abrigando salas com temas variados que vão de Crepúsculo a Harry Potter, 30% do público que freqüenta tais locais se quer gosta de anime, aqueles que freqüentam eventos a algum tempo reclamam da falta de organização e das salas cada vez mais genéricas bem como a super lotação e, muitas vezes a total falta de organização e comprometimento das empresas organizadoras. Um exemplo foi o Anime Dreams de 2010, uma grande lastíma – evento mega lotado, gente passando mal, falta de organização, revista extremamente genérica, para não dizer inútil (muitas pessoas entraram com bebidas e até gás lacrimogêneo), falta de respeito e informação por parte dos staffs, etc... – Os eventos de anime andam se inspiram no transporte público: Mais lotados, caros e com muita gente sem bom senso dentro.

É por essas e outras que o público que realmente é fã migra para pequenas reuniões, bem como eventos de pequeno porte. No futuro talvez esses locais sofram uma total metamorfose e virem uma grande feira de coisas que estão na moda, afinal o que conta é o lucro. E para aqueles que concordam com a situação lastimável só resta esperar e torcer.




5 comentários

  1. artur Says:
  2. Ah, texto super digno da Danielle Contieri, adorei o baner, anime nightmare, verdade. aquilo parece um inferno as vezes.

     
  3. Tuty_Xp Says:
  4. Sincera mente, nunca fui num desses eventos, adoraria ir num deles... mas acho que se continuar assim vai acabar mesmo ! o problema é que não podemos fazer nada.. -.- (/ou podemos ? =S

     
  5. Anônimo Says:
  6. Ótimo texto. Frequento eventos a muito tempo e realmente a situação esta terrível.

     
  7. Lucas Says:
  8. Se o pessoal (publico) colaborasse com o evento ele ficaria um lugar melhor, mas como tem gente sem noção mesmo, ai fica dificl, e o Anime friends vem perdendo a graça faz muito tempo ja. Então é de se esperar uma extinção.

    Muito bom o post!!

     
  9. Unknown Says:
  10. Este comentário foi removido pelo autor.  

Postar um comentário

Seguidores

Twitter