CAPPUCCINO

Humor, Esporte, Informação e Novidades

Jardim

Postado por Valéria Rezende 29 de janeiro de 2011

Por Valéria Rezende



O serviço de um jardineiro é simples. Ele zela imensamente e tão somente pelas flores que compõe o jardim. Não faz nada além de cuidar das flores, de podar e de impedir que morram, que sequem e murchem. 
Você já pensou no porquê de Deus escolher um jardim para o início da nossa história? Já pensou nos detalhes que cercam o capítulo primeiro de Gênesis ao descrever a "morada" de Adão? Rios, árvores, ouro, pedras preciosas e bons frutos. Um jardim fechado, cuidado...
Como dizia, os jardineiros têm as flores como o ourives o ouro. Têm prazer em guardá-las, ver seu desabotoar e seu néctar.
Deus colocou o homem no jardim, que Ele mesmo havia plantado (Gênesis 2.8). Tudo era preparado por Ele. Não haviam preocupações, cuidados, horas sem dormir, planos e inquietações. Apenas um jardim. Era só isso que existia.
Agora, vamos avançar um pouco. No evangelho de João 20.15, Jesus apresenta-se a Maria como um jardineiro. Já parou pra pensar nisso??
Um jardineiro cultiva o jardim, dá condições necessárias para o desenvolvimento das flores. E é isso o que Deus faz pelas pessoas. Era isso que Deus fazia por Adão. 
No entanto, Adão pecou contra Deus. O pecado não foi ter comido do fruto, talvez nem a desobediência. O pecado foi da independência. Porque, foi isso que a serpente lhe disse: `Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.'  ( Gênesis 3.5)
A serpente lhe apresentou um conhecimento maior do que já tinham, uma dádiva aparentemente melhor da que conheciam. Apresentou a possibilidade de poderem "saber o que fazer". E pra isso dá-se o nome se independência.
Foi a partir daí, que o homem teve que abandonar o jardim. Porque tornou-se conhecedor, porque tornou-se independente. Logo, não precisava de quem regasse sua vida ou podasse seu interior. (Gênesis 3.23)
A vontade de Deus sempre foi ter um jardim. E essa vontade nunca mudou. A cada dia Ele nos chama de volta ao jardim, de volta à dependência. Feito crianças, indefesas que precisam de seus longos cuidados. E é aí que as coisas ficam mais difíceis. O homem não quer ser dependente. 
Nos fascinamos quando descobrimos o que podemos fazer ou as coisas que podemos alcançar. Perdemos a cabeça quando pensamos que podemos estar na frente de alguém. É uma doce vaidade saber que podemos ir fazendo aos poucos a nossa própria história, sozinhos.
A primeira consequência de Adão por ter escolhido o caminho da independência foi a separação total de Deus. Foi viver separado dele. Logo Adão que, recebia visitas do Senhor todas tardes. Logo ele que, vivia num jardim maravilhoso a contemplar de toda providência do Jardineiro.
"Sua alma será como um jardim regado (...)"  - (Isaías 31.12b) Essa é a promessa para aqueles que decidem voltar ao jardim. Para os que aceitam a confiança e descansam na ideia de que o Jardineiro sabe o que é melhor para a sua flor.
Pense por um momento no ritmo que a sociedade teria levado se o homem nunca estivesse abandonado o jardim. O grande problema é que, nós é quem estamos brincando de jardineiros: Enquanto decidimos por conta própria o que é melhor para nós. 
Separados de Deus, fora do Jardim, você só pode contar consigo mesmo e isso é morte.
Se abrirmos mão de nossa independência para sermos como rosas no jardim , começaremos a entender a maravilha e a aventura de viver para Deus e sob seus cuidados.





1 Responses to Jardim

  1. Muito Bom...

    Já dizia o ditado:
    "Deus sem você é Deus, você sem Deus é nada!".

    Bjos

     

Postar um comentário

Seguidores

Twitter