CAPPUCCINO

Humor, Esporte, Informação e Novidades

O mundo e o Wikileaks

Postado por Isabele Martini 12 de janeiro de 2011

Por Isabele Martini

Ao decorrer do ano de 2010, surgiram diversas reportagens, críticas e discussões sobre o Wikileaks. Mas o que é o Wikileaks, e qual a razão dele estar entre os tops dos assuntos mais comentados do ano?


O que é?

Sediada na Suécia e dirigida por indivíduos de diferentes nacionalidades, a organização Wikileaks foi fundada em 2006. Considerada como uma entidade autoregulada, publica informações, fotos, e documentos sigilosos de empresas e governos. Nos últimos meses, divulgou documentos secretos da diplomacia americana, se tornando uma grande pedra no sapato estadunidense.

Quem é Julian Assange?

Julian Assange é um australiano criador e o principal responsável pela divulgação dos documentos. Considerado como hacker, Assange já invadiu diversos sistemas (como por exemplo, o do Instituto de Tecnologia Royal Melbourne em 1991), e já foi acusado por 20 delitos da mesma "área",sendo condenado apenas a pagar uma multa de 2,1 mil dólares australianos sob a condição de que não voltaria a cometer outros crimes.

Em 2006, Julian abandonou a Universidade de Melbourne, onde estudava matemática e física, e fundou o Wikileaks com o objetivo de publicar informações filtradas de "regimes opressores" e do Oriente Médio, sem deixar escapar as "condutas pouco éticas" de países do Ocidente.O site é mantido por centenas de voluntários e uma equipe de poucos membroscom dedicação exclusiva. Conhecidos apenas pelas iniciais, eles se comunicam por meio de mensagens criptografadas.

Qual a razão do 'sucesso' ?

O Wikileaks ganhou conhecimento mundial após publicar milhares de documentos secretos do exército dos Estados Unidos sobre a invasão do Afeganistão. Não se sabe como o site conseguiu essas informações, já que todas as fontes para o funcionamento do mesmo partem do anonimato. Além disso, documentos secretos acerca da Guerra do Iraque também foram divulgados, relatando mortes de civis, crimes de guerra e uma possível colaboração entre o serviço Secreto do Paquistão (aliado dos EUA) e o Talibã ( movimento fundamentalista islâmico nacionalista) em ataques contra militares da coligação da OTAN no Afeganistão. Para quem não se lembra, a OTAN em acordo com o governo Afegão, invadiu o país com o intuito de “devolver a responsabilidade de segurança”, ou seja, combater a ação Talebã. Seria esta a razão exata considerando o Afeganistão como um dos principais pontos estratégicos do Oriente Médio? Enfim.

O Brasil está envolvido nas informações divulgadas pelo Wikileaks?

Sim. Os relatórios da diplomacia americana no período de 1966 a 2010 registram a comunicação entre embaixadas americanas em diversos países, incluindo o Brasil. Entre as revelações feitas destacam-se:

- A apreensão de pessoas ligadas ao terrorismo pela Polícia Federal Brasileira, que os “libertou” acusando-os de crimes que não eram relacionados ao tema para evitar a estigmatização da comunidade muçulmana do Brasil, ou prejudicar a imagem do território como um destino turístico;

- Um relatório secreto sobre o descobrimento de munição com urânio empobrecido em um armazém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e da existência de explorações ilegais de diversos minerais, entre eles o urânio, no norte do Brasil,em poder de grupos como as Farc;

- Suposta participação da presidente eleita, Dilma Rousseff, em assaltos a bancos e ações armadas durante o regime militar.

Análise do tema

O vazamento de assuntos considerados secretos para a Diplomacia Americana nos coloca em uma situação de análise dos dois lados da moeda. Seria esse um argumento para a luta de uma política mais transparente, em que todos nós cidadãos temos acesso sobre o que acontece dentro da política internacional? Ou seria esse um momento constrangedor, no qual a invasão de um sistema que gasta milhões de dólares em segurança foi invadido facilmente, colocando todas as caras para bater? Uma punição para Julian Assange deveria ser aplicada ?

Entre todos os fatos envolvidos em uma exposição dessa dimensão , fica fácil direcionar a culpa e classificar os mocinhos e os vilões que estão ao nosso redor. Abram os olhos e analisem a situação, pois a explosão de informações sigilosas no Wikileaks continua mais forte do que nunca.


3 comentários

  1. Nada fica em oculto. Fato.
    Texto muito interessante!!

     
  2. Tawane Says:
  3. Transparência aos cidadãos o/. Ótimo texto Bele!

     
  4. Texto MB! ^^

     

Postar um comentário

Seguidores

Twitter