CAPPUCCINO

Humor, Esporte, Informação e Novidades

Apresentação, Cultura nerd e estereótipos.

Postado por Dani Contieri ;) 2 de fevereiro de 2011


Por:Danielle Contieri

Estamos cansados de ouvir ou sermos chamados de nerds, e muitas vezes aqueles que o fazem se quer sabem o significado de tal palavra, assim como a maioria dos rótulos é usado de forma genérica e com conotação depreciativa, para designar alguém que se dedica muito a alguma coisa.Ser nerd é ser obcecado por algum assunto específico que normalmente foge do contexto geral e do gosto de grande parte da sociedade.

Muito se fala sobre a origem dessa expressão, uns dizem que se deriva de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), outros dizem que o hábito veio de alguns alunos do MIT (Massachussets institute of technology ou Instituto de Tecnologia de Massachusetts; em português), que apelidavam os alunos menos sociáveis de Knurd ( Drunk , “bêbado em inglês”), clara analogia ao contrário de estar bêbado, ou seja estar focado em algo, sóbrio. Mais tarde o termo passou a ser escrito “nerd” devido a sua pronúncia.

Em 1970 o estereótipo nerd explodiu, trazendo a tona a imagem que se tem hoje sobre essa “tribo”. Passando a aparecer em filmes, séries e quadrinhos como pessoas extremamente inteligentes, com péssimo gosto pra moda, totalmente tímidas e excluídas do contexto social, normalmente alvo preferido para bulliyng.Desde então, qualquer indivíduo que demonstre um certo conhecimento a mais sobre algum assunto ligado a esse universo é rotulado de nerd.

Com o tempo a mídia engoliu as características da tribo e hoje é mais do que comum vermos produtos destinados a esse tipo de público, como por exemplo o sitcom americano “The Big Bang Theory”, que apesar de ser totalmente clichê retrata bem os gostos dos que vivem dentro deste universo. Outro ponto importante é a diferença de nerd para CDF’s, pois muitas vezes os termos se misturam e acabam se tornando a mesma coisa na mente das pessoas; CDF’s são aquelas pessoas extremamente focadas nos estudos escolares, ou seja: exatas, humanas e biológicas; nerds são aqueles que sabem tudo o que não deveriam saber, não necessariamente alguém que vá bem nos estudos.

Ainda hoje, muitas pessoas que se encaixam nessa descrição sofrem preconceitos, principalmente estudantes; Pois no contexto normal você deve gostar de sair, ser bronzeado, ir para baladas, saber as fofocas do Big Brother Brasil, ler toda e qualquer “literatura” fútil que exista, isso se você não for um analfabeto funcional ( aquele que sabe mas não lê) .

Penso que ser nerd é viver nesse e em outros universos, é conseguir se desprender das coisas diárias para se dedicar a algo que você ama, seja isso um game, saga, série, livro ou coisa que o valha; Ser diferente por condição ( e maldição) e se orgulhar disso.

6 comentários

  1. Hoje em dia, até as roupas viram argumentos para você ser rotulado de nerd :/
    Legal o texto, e boa sorte aqui no Cappuccino!

    ;)

     
  2. BolovoKun Says:
  3. Muito bem dito! Tá bem completo e seus argumentos fazem a diferença como sempre =D Parabens!

     
  4. artur Says:
  5. curti o post, espero ver mais posts seus.

     
  6. Luck Says:
  7. Adorei o texto Dani, tu sabe que teu jeito de escrever é foda, e espero muitos mais textos como esse da sua coluna.
    É isso aí, orgulho nerd *-*
    Estou gostando muito de como o nerd está sendo visto no século XXI, hoje deixou de ser um termo pejorativo e estão acabando aos poucos os casos de bully, ainda bem, assim estão surgindo novos adeptos. Eu sei, existem muitos "pseudos" mas isso não é problema, afinal, ser nerd é ter amor à cultura, e isso não pode fazer mal a saúde u_u

     
  8. Unknown Says:
  9. Adoreiii,principalmente o que foi postado em relação as confusões feitas entre Nerd e CDF.
    Parabéns Dani, estou esperando novos posts.

     
  10. Isabela M. Says:
  11. é, essa coisa de Nerd e CDF as pessoas confundem muito, até eu, apesar de eu não gostar MESMO de chamar alguem de Nerd :/

    legal o post, (;

     

Postar um comentário

Seguidores

Twitter