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Universo de Ideias

Postado por Valéria Rezende 15 de março de 2011

Por Valéria Rezende



Vivemos num êxtase de pensamentos. As coisas mudam num intenso estalar de ideias que mal conseguimos registrar. Essa corrida desacelerada pela inovação é ambiente comum do cenário artístico criativo.
Empresas de todo o mundo contratam profissionais para atuarem como "seres pensantes" e através desses pensamentos acrescentam novidades à produtos, marcas e até mesmo pessoas.
Ás vezes o redesign de um logo, outras uma propaganda para a televisão. Pode ser um cartaz eficaz ou um "jingle bobo" que fica na cabeça. São armas (ou armadilhas) utilizadas frequentemente, seja pra recuperar uma empresa num tempo de crise, desbancar um concorrente ou chamar a atenção do público.
Designers s]ao os pensadores em questão e, eles estão em toda a parte: na capa do seu cd favorito, decidindo as cores do logo da coca cola, estampando uma camiseta, no videoclipe do U2 e na sinalização do metrô.
Projetar, criar, inovar: verbos comuns à essa "irmandade" que existe há tanto tempo, mas têm alcançado um espaço vasto e "fama" só agora. 
Para quem acha que esses profissionais só precisam de boas horas em meditação e outras na frente de um computador para fazer ideias surgirem, errou. Em geral, tudo depende de 3 fatores: talento, criatividade e repertório. O talento é nato, a criatividade pode ser trabalhada e o repertório depende da bagagem e interesse que se tem.
Além de tudo, esse universo de ideias depende muito de combustíveis sensoriais. É necessário entender a marca/produto, é preciso despertar uma paixão pelo que se cria. Trata-se de um romance que passa a existir entre a criação e o criador.
Tudo o que existe precisa de cuidados. Você não ia gostar nenhum pouco que o símbolo do seu time tivesse seu visual alterado por alguém que não conhece a história, nunca vestiu a camisa e não sabe o que á paixão.
E se, de repente resolvessem trocar o símbolo da Apple por qualquer outro desinteressante e óbvio?
Designers com repertório e combustíveis sensoriais não seriam capazes disso! Porque entendem que por trás de um simples projeto há uma grande história.
Então concluímos nossa conversa assim. Mas, antes de desligar o computador olhe bem para o logo do Windows e, se for assistir tv observe bem os "jingles martelantes" e, antes de dormir escove os dentes olhando firmemente para a tipografia do creme dental.
As ideias estão à solta: tente fugir delas.


* Rob Janoff - já ouviu falar dele?


Em meados dos anos 70 Janoff fez um trabalho que mudou sua vida. 
A empresa Apple Computers que já tinha um logo criado por Roy Wayne decide dar "nova cara" a empresa.
Assim, Janoff tornou-se o designer do logotipo mais famoso do mundo todo. Em entrevista, afirma acerca da sensação de ter criado um logo que não representar apenas a maior companhia de computadores do planeta, mas traduz uma ideia, um estilo de vida (afinal existem muitos macmaniacos, rs) : 
"É uma espécie de uma coisa pessoal. É um bocado como ter um filho. 
Você está muito orgulhoso dele."
                                                                                        
  - Logos da Apple. 1ª versão por Roy Waynes.                                           - Tatuagens da Marca 



Por que uma maçã?
A primeira ideia de logo da Apple mostrava Newton abaixo de uma árvore (macieira). A ideia mudou um pouco, e Steves Jobs gostou de ideia. Em geral, não há uma explicação concisa a respeito, o próprio Janoff admite que tem medo de que todas as especulações a respeito do conceito do logo não sejam a verdadeira inspiração.
Mas é divertido ver como as pessoas olham para a maçazinha e pensam em como é intrigante. Seria símbolo de luxúria e de conhecimento? Talvez.
O que se sabe é que Rob Janoff transformou a pequenina Apple em uma marca mundialmente conhecida. (e isso tudo através de uma simples maça mordida)

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