CAPPUCCINO

Humor, Esporte, Informação e Novidades

Quem nasceu primeiro – o Ovo ou a Galinha?

Postado por Marlon Marques. 14 de fevereiro de 2012


por Marlon Marques.





















Essa é uma questão bem antiga. Quem nunca a ouviu quando era criança? E quem nunca se perguntou ou perguntou aos pais ou aos professores sobre isso? Mas afinal – quem nasceu mesmo primeiro? Comecemos então criando um paradoxo:

Se todos os ovos nascem de galinhas e todas as galinhas nascem de ovos – quem nasceu primeiro? Casos como esse podem ser interpretados sob a luz da “Lei de causas e conseqüências” e sob a luz da “Lei de causas primeiras”. Em filosofia diz-se que quase todas as coisas têem um começo – ou seja, uma causa primeira. Essa causa primeira é o ponto de partida para algo – que pode prosseguir evoluindo Ad Infinitum ou chegar a um ponto de estagnação. Portanto, segundo essa concepção, as coisas não existem desde sempre – mas sim desde um ponto (um começo). Sem considerar a lei de causas primeiras, cairemos num labirinto conceitual apenas com a lei de causas e conseqüências, pois a galinha é conseqüência do ovo, mas ovo também é conseqüência da galinha – assim como cada um é causa do outro (veja o paradoxo). Em termos argumentativos – há os argumentos coerentes e os argumentos incoerentes – e na impossibilidade de se chegar à verdade primordial das coisas, opta-se pela explicação mais coerente – uma espécie de navalha de Ockham.


























Segundo a teoria da evolução de Charles Darwin – toda vida existente evoluiu de um único ponto – ou seja, uma causa primeira. A isso em biologia evolutiva se chama de “procarionte”. A evolução nos diz que os organismos mais simples foram evoluindo para organismos mais complexos, migrando de unicelulares para pluricelulares. Nessa longa estrada evolutiva – bactérias evoluíram para pequenos seres aquáticos, que se tornaram peixes, que saíram da água e se tornaram anfíbios, depois répteis até chegarem às aves. A galinha é uma ave. Segundo biólogos como Richard Dawkins – a missão dos seres vivos é a perpetuação da espécie através da transmissão de seus genes. A natureza então criou o sistema reprodutivo nos animais – nas galinhas também – para que dessa forma a espécie se perpetue. O sistema de peixes, anfíbios, répteis e aves é o sistema ovíparo, ou seja, o nascimento de novos indivíduos da espécie se dá através de ovos (proteção). Usando esse raciocínio – as primeiras galinhas evoluíram de répteis – processo de adaptação (ganhando e perdendo características físicas até chegarem a um determinado estágio) – então, duas dessas galinhas (nesse caso um galo também), se cruzaram num primeiro momento – causa primeira – e no processo de formação de um novo individuo da espécie, a natureza o protegeu no interior da galinha sob a forma de um ovo – como o casulo das lagartas.


















Por mais que não se possa ter certeza absoluta sobre isso – a melhor resposta se obtém usando a lógica. O que é mais coerente – que uma bactéria tenha evoluído até chegar a um galinha e essa tenha botado um ovo ou que uma bactéria tenha evoluído até chegar em um ovo e esse tenha “botado” uma galinha?

Por coerência, concluo que a galinha nasceu primeiro do que ovo, e partir então dessa causa primeira, ovo e galinha entraram Ad Infinitum na lei de causas e conseqüências – sendo sempre um a conseqüência e a causa do outro, não desde sempre, mas sim a partir de uma causa primeira.
























2 comentários

  1. Tawane Says:
  2. A biologia é linda!

     
  3. Gabsoliveira Says:
  4. Puxaa.. Bácteria poderosa heim..

     

Postar um comentário

Seguidores

Twitter