CAPPUCCINO

Humor, Esporte, Informação e Novidades

Revolução 3D

Postado por Charles de Brito 22 de dezembro de 2010

Por Valéria Rezende.




Fim de ano é tempo para inovações. Na tv, por exemplo, surge vários quadros, minisséries e programações especiais. Nem tudo é tão proveitável, mas a intenção é a mesma: atrair público.
O cinema é boa opção no fim do ano. É marcado por muitas estréias de filmes que, estavam sendo esperados durante o ano todo. Deixando essa dica de lado, 2010 foi o ano da revolução da imagem. A tecnologia 3D tomou conta das telas do cinema (e também da TV), sobretudo, depois do bem sucedido desembarque nas salas de cinema em 2009, onde filmes como Avatar, Up-Altas Aventuras e Monstros vs Alienigenas mostraram o quanto essa tecnologia de 3ª dimensão era atrativa e, claro, muito rentável.
Para falar a verdade, o trabalho para preparação de um filme em 3D conta com muita diposição e paciência. A produção de um ambiente tridimensional utiliza de ferramentas diversificadas, como: sombras, texturas, tamanhos relativos de diferentes objetos e muitas outras.
Embarcar na 3ª dimensão é embarcar numa grande ilusão, já que as animações enganam os olhos e o cérebro ao fazê-los pensar que realmente estão num espaço tridimensional e não, de frente para uma tela de cinema. O resultado é ótimo e super realista, por aí explica-se o grande sucesso da tecnologia.
A tecnologia 3D não é novidade, antigamente já existia. Acredite se quiser, mas, por mais incrível que pareça, essa tecnologia vem sendo desenvolvida há mais de 100 anos. O marco inicial da 3ª dimensão pode ser considerado com a criação do estereoscópio, esse aparelho possuía 2 lentes que enviavam ao cérebro imagens de uma mesma cena.  Isso mesmo, o que hoje evoluiu para os óculos 3D.
Em 1953,a "A Casa de Cera" foi o 1° filme 3D produzido por um grande estúdio de Hollywood, a Warner.
Avatar é conhecido hoje, como maior bilheteria 3D do cinema, mas até sua criação esse posto pertencia a "The Stewardesses" (1969), um filme pornográfico em tecnologia 3D que faturou nos EUA U$ 27 milhões, quantia extraordinária para o período. 
Então por que essa tecnologia tem sido tão aplaudida e comentada nos dias atuais se já existe há tanto tempo?
Bom, isso deve-se pela evolução do 3D. Os filmes antigos exigiam o uso de um óculos com uma lente vermelha e outra azul ou verde, essas lentes forçavam o olho a enxergar a seção vermelha da imagem e a outra, a seção azul ou verde. Por causa das diferenças entre as lentes, o cérebro interpretava como uma imagem de 3 dimensões. Essa tecnologia não era tão precisa, a colocação da imagem final diferia da real, sem contar nas dores de cabeça e náuseas que o uso desses óculos provocam.
A tecnologia 3D digital (atual) utiliza sistema de polarização ao invés de cores diferentes. Essas lentes polarizadas filtram apenas ondas de luz que são logo alinhadas numa mesma direção. O cérebro interpreta isso como uma imagem tridimensional contínua. Nos filmes que utilizam essa tecnologia as imagens ficam um pouco embaçadas, quando vistas sem óculos.
Na verdade, o 3D antigo torna o filme um show, cheio de efeitos muito artificiais. Essa tecnologia digital permite que, conte-se a história, que as cenas acontecam sem provocar tantos artifícios, já que o objetivo principal do 3D digital é a ilusão de profundidade um tanto realista.
Poisé, o 3D, apesar de estar sendo pesquisado há tantos anos, apenas nesse ano de 2010 atingiu seu êxtase e sucesso, claro, agora mais evoluído e atraente.




(vídeo de chamada para  filme "A Casa de Cera" (1953), em tecnologia 3D)

2 comentários

  1. Poisé..rsrs.. Realmente o futuro já começou! :]

    Bjos

     
  2. foi mal, axo que errei de pessoa, vc é jornalista ??????????????


    rrsssss
    brincadeira

    Abraços

     

Postar um comentário

Seguidores

Twitter