CAPPUCCINO

Humor, Esporte, Informação e Novidades

O Fantasma da Democracia Egípcia

Postado por Isabele Martini 4 de fevereiro de 2011


“Só é digno da liberdade, como da vida, aquele que se empenha em conquistá-la

Johann Goethe

Por Isabele Martini.


A revolta egípcia iniciada no começo do ano está cada vez mais intensa e conhecida no mundo todo. A mídia, representada por um batalhão de fotógrafos e jornalistas, invade o país a procura de informações sobre a luta pela democracia, ação seguida por milhares de cidadãos que exigem os direitos considerados roubados pelo governo.

O ponto do conflito se concentra na derrubada de um dos mais poderosos chefes de Estado do Oriente Médio, Hosni Mubarak,que governa desde 1981. Militar, e com grande fama de ditador, Mubarak enfrenta forte pressão nacional e internacional, e mesmo afirmando que quer abandonar o governo, teme com os conflitos que possam acontecer futuramente.

O Egito atravessa um momento difícil, enfrentando diversos problemas como o desemprego, a censura, e a corrupção.A pressão internacional se destaca, pois muitos temem que o país caia nas mãos de poderes islamistas.Considerado como o país mais populoso da região, o Egito é administrador do Canal de Suez (essencial para o abastecimento de petróleo dos países desenvolvidos) e aliado de países ocidentais.Com a saída de Hosni, a disputa pelo controle do Estado causa preocupação, pois de um lado se encontra a Irmandade Mulçumana(força oposicionista da qual se originou a facção palestina Hamas),e do outro Mohamed ElBarade (ex-presidente da Agência Internacional de Energia Atômica,ligada à ONU).

Nesse gigante conflito, muitas pessoas já morreram, e já passam de 600 o número de feridos. A mídia também sofre com perseguições de manifestantes à favor do governo ditatorial. Um exemplo, é o jornalista da televisão sueca Bert Sundström, que ficou gravemente ferido após sofrer múltiplas facadas.

A tensão Egípcia é clara,e custa caro. Muito caro. Mortes, torturas, perseguições, lutas...

Seria esse o preço da liberdade?



5 comentários

  1. Ótimo texto.
    Realmente, como dizem se quer a paz terá que antes passar pela guerra...

     
  2. Tawane Says:
  3. Este comentário foi removido pelo autor.  
  4. Tawane Says:
  5. Bele! Sempre nos informando! Ótimo texto!
    Nada é alcançado sem sacrifícios, o preço é alto sim, mas a causa é nobre! Revolução!

     
  6. Éder Porto Says:
  7. Como mencionado no meu Twitter: "'Diretas Já' no Egito continua"

     
  8. Pedro Says:
  9. Vou contar uma estória para vocês:
    Existe um homem chamado SAM.
    SAM era o homem mais poderoso do mundo, tinha a maior empresa de laranja do planeta, mas SAM não tinha laranjas em sua fazenda, ele comprava laranjas de agricultores em desenvolvimento.
    Na fazenda de PIRAMÍDI aconteceu uma praga terrivel, só que essa era uma das melhores do mundo.
    SAM muito esperto, procurou pessoas alguns irmãos do L8 (8 Laranjas) para invadir a fazenda de PIRAMÍDI para infestar a fazenda de mais praga, afim de acabar com o agricultor e seus gerentes e começar tudo denovo do jeito que ele quisesse.

     

Postar um comentário

Seguidores

Twitter